O que é Comunicação Integrada de Marketing?

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Como fazer comunicação integrada de Marketing

Os processos envolvidos na criação de campanhas é longo e passa por diversos profissionais.

Entre o planejamento e a análise de resultados, há uma série de ações que precisam ser realizadas com maestria para garantir a eficiência.

É sobre isso que se trata essa metodologia, que tão importante se mostra na prática.

Fazer com que várias estratégias e procedimentos se comuniquem de maneira ágil e sem ruídos é uma dificuldade muito comum em diversos tipos e tamanhos de negócios.

O que é Comunicação Integrada de Marketing (CIM)?

A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ação realizada para garantir que o mesmo tom de voz seja utilizado pela empresa em cada peça de comunicação com seu público-alvo. 

Em outras palavras, trata-se de uma padronização de linguagem que visa estabelecer o alinhamento em diferentes canais de interação.

Normalmente, há diversos profissionais, internos e terceirizados, envolvidos nas etapas de produção de conteúdo. No entanto, a empresa é apenas uma, certo?

Por isso, a comunicação integrada de marketing é responsável por abordar o usuário de maneira similar nos múltiplos canais de comunicação.

Isso inclui as redes sociais, o blog, vídeos, tudo de forma que  “converse” com os criativos e anúncios exibidos para captar esses clientes.

Assim, a comunicação integrada de marketing se apresenta como a solução para o problema.

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Características da comunicação integrada de marketing de sucesso

Vamos abordar algumas características básicas encontradas em ações de Mkt Integrado:

Consistência

Ao aplicar a comunicação integrada de marketing, você deseja que o público perceba firmeza naquilo que foi dito.

Imagine o seguinte cenário: nas redes sociais, o seu perfil utiliza um linguajar jovem, mas é extremamente formal nas mensagens por e-mail marketing.

Não faz muito sentido, não é mesmo?

Note que existe a possibilidade de segmentação no segundo caso, o que pode ser utilizado para diferentes tipos de persona.

No entanto, é necessário compreender que gera estranheza a utilização de formatos tão distintos.

Ao interagir com a marca, seja qual for a rede, o consumidor precisa enxergar homogeneidade nas palavras, captando a identidade da empresa.

Coerência

A comunicação integrada de marketing vai além da linguagem.

As informações devem estar sincronizadas e as pessoas bem preparadas para atender os clientes.

Por exemplo o atendente do chat passa uma informação e via telefone outra atendente informa  o inverso ou um dado diferente, causando situação constragedora para imagem da empresa.

Continuidade

Boa parte das estratégias de marketing digital na atualidade são baseadas no inbound marketing e no funil de vendas.

Isso quer dizer que existem etapas executadas em diferentes canais de comunicação.

Uma pessoa pode conhecer a sua marca pelas redes sociais, acessar o blog, se inscrever na newsletter, entrar em contato pelo chat e, depois da compra, acionar o suporte.

Só aí foram cinco diferentes meios utilizados.

Mas a questão principal é que as ações são sequenciais.

Ou seja, fazem parte de uma estratégia baseada em um fluxo de atividades mapeadas e previstas.

É exatamente sobre isso que se trata a continuidade.

A falta de sintonia na comunicação em cada um dos estágios pode fazer com que o consumidor desista em meio à jornada.

Complementaridade

Seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, os canais de comunicação e peças de conteúdo são complementares.

Vamos pensar em um potencial cliente que encontrou um dos seus textos por meio de uma busca no Google.

Isso significa que suas ações de SEO (Search Engine Optimization) funcionaram. Em outras palavras, seu conteúdo está ótimo.

Depois de ler o artigo, ele é convidado a baixar um e-book com informações adicionais e aprofundadas sobre o mesmo tema.

No entanto, percebe que há uma diferença gritante entre a comunicação do artigo que tanto gostou e o material fornecido.

Não é o ideal, concorda?

Lembre que todas as suas mensagens são interconectadas.

Elas devem observar um parâmetro comunicacional que dialoga entre si, mantendo em alta a experiência do cliente.

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Como montar o plano?

É chegada a hora de colocar a mão na massa.

Como qualquer estratégia de marketing, a comunicação integrada exige planejamento.

Vamos precisar detalhar as atividades que serão realizadas no período da campanha.

Estude sua Persona

Conheça seu público, realize pesquisas de mercado.

Procure saber os canais digitais mais utilizados por eles, quais as suas dores e desejos.

Seus hobbies e costumes também ajuda a elaborar a persona. Assim fica mais fácil traçar uma linha comunicacional adequada.

Crie uma linha editorial

A linha editorial descreve exatamente qual é o tom de voz a ser utilizado em cada um dos canais de comunicação com os consumidores.

Vamos supor que você tenha uma loja de vestuário voltado a praticantes de skate.

Assim, é uma boa ideia se adaptar ao linguajar do público, compreender quais são seus temas de interesse, utilizar gírias e criar conteúdos personalizados.

Definir os canais de comunicação

O ideal é que você escolha aqueles que melhor se encaixam nas necessidades da sua persona e qualifique a utilização deles.

Isso pode incluir canais digitais, como blog, site, redes sociais, anúncios patrocinados, SAC online, FAQ e chat.

Estabeleça metas e analise-as

Passado o tempo determinado, avalie as ações, observe quais delas foram eficientes e quais fracassaram, realize ajustes e componha um novo plano.

Assim, há a segurança de que você percorrerá o caminho correto.

Conclusão

Elaborar um plano de comunicação integrada de marketing é extremamente necessário e eficiente no dias de hoje.

Não tente cair na situação do “achismo”, faça de fato as pesquisas e levante dados da sua persona.

Suas campanhas e ações serão mais eficientes com uma estratégia definida.

E lembre-se, analise os resultados com frequência e tome atitudes em cima deles.

O que é Comunicação Integrada de Marketing?

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