Quanto custa o serviço de Marketing Digital?

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Quanto custa o serviço de Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing.

Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.

Após alguns anos de experiência, lidando com clientes dos mais variados segmentos, noto que a grande maioria das pessoas ainda enxerga o marketing digital como um custo, e não como um investimento que pode trazer um retorno significativo.

O imediatismo das pessoas e empresas faz com que não enxerguem os benefícios e vantagens de realizar o investimento em marketing digital.

Afinal, quanto custa o Marketing Digital?

Temos que levar em consideração diversos fatores.

Antes de definir o valor real do investimento, precisam ser analisados: Seu público alvo, produto, objetivos, metas e retorno esperado.

O marketing digital mudou a maneira como nos relacionamos com o mercado, produtos e marcas.

Com o aumento de usuários de internet e na forma como eles se comunicam entre si, o marketing digital fez as empresas repensarem a forma com que alcançam seus consumidores e vendem seus produtos.

Vamos falar de algumas especialidades para a produção do Marketing Digital. 

Criação de sites e manutenção do Blog

Um blog irá atrair mais visitantes e pessoas interessadas no conteúdo do seu site. Além disso, pode ser compartilhado em redes sociais e diversas outras plataformas, aumentando o tráfego orgânico.

Gestão de Redes Sociais

Investir em redes sociais é fundamental para consolidar a imagem da marca junto aos clientes. Além disso, a gestão de redes sociais vai muito além de trazer “curtidas” para sua página.

As redes sociais devem trazer clientes potenciais para você. Fazer com que eles visitem o seu site, façam uma compra ou uma ligação.

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SEO - Otimização para o Google

Trabalho importante para estruturação do conteúdo, deixando ele otimizado para melhor leitura dos robôs do Google. Certamente irá ganhar posições sobre o concorrente que não aplica SEO.

Sendo assim, seu site irá ganhando performance com o tempo, o objetivo é ficar na primeira página de buscas do Google com as palavras chave do seu negócio.

É um trabalho complexo e seu custo é diretamente proporcional ao tamanho do seu projeto, plataforma que ele foi desenvolvido, quantidade de páginas, produtos, etc.

Lembre-se que este, assim como o Marketing Digital em geral, é um trabalho de longo prazo. Não espere resultados em menos de 3 ou 4 meses.

Anúncios patrocinados - Google Ads

Google Adwords é um gerenciador de anúncios.

Através dele, você pode anunciar palavras chave, cujo os preços são definidos através de leilão.

Anunciando nestas palavras, você passa a aparecer nos primeiros lugares na pesquisa do Google de forma patrocinada.

Como o valor das palavras é definido por leilão, é necessário um estudo prévio para ajudá-lo a responder quanto custa o marketing digital.

A grande vantagem do Google Adwords é a enorme possibilidade de segmentação dos seus anúncios. Seja por região, idade, sexo, interesses e hábitos na internet.

Anúncios patrocinados nas redes sociais

Assim como o Google Ads, temos a opção de criar campanhas em plataformas como o Facebook Ads, que distribui conteúdo patrocinado no Facebook e Instagram.

Também podemos segmentar os anúncios e temos a vantagem de cativar novos clientes que não buscam pelo produto ou serviço, mas são dispertados com a mídia criativa.

Se espera nesta leitura ter valores em Reais, lamento dizer que não irá encontrar. Certamente o investimento não será de R$ 200,00 – R$ 300,00 reais e o sobrinho fazendo postagens!!

Mas de toda forma, deixo este link com base de salários de profissionais da área com base no ano passado.

O trabalho de marketing digital não é simplesmente fazer uma postagem no Facebook ou Instagram. Nos dias de hoje trabalhamos com o Marketing Digital Integrado, onde engloba vários fatores e mídias, que trabalham em conjunto para melhor captação e fidelização de clientes.

Como Fazer Marketing Digital?

Onde quer que você esteja, olhe ao seu redor e identifique, em 2 segundos, pelo menos 1 pessoa olhando para alguma tela.

Mesmo que você esteja isolado, de férias no campo, é impossível não passar nesse teste. Afinal, você está olhando para uma tela.

A ideia central do marketing não é somente anunciar algo com o objetivo final de vender aquilo. Se fosse assim tão simples, não existiria toda uma cultura em torno do marketing e seu impacto nas pessoas.

A verdade é que o marketing utiliza diversas disciplinas para identificar mercados-alvo, suas necessidades e desejos, e entregar não somente produtos e serviços, mas valor, gerando lucro para quem o utiliza.

Segmentação de mercado

A segmentação de mercado deve trabalhar em conformidade com o posicionamento de mercado, visto que este auxilia a criação de associações do consumidor com relação à marca.

Um posicionamento eficiente mostra ao consumidor qual problema seu produto ou serviço é capaz de resolver ou em que é melhor que o produto ou serviço que ele já esteja utilizando.

Para que essa empresa consiga segmentar seu mercado e posicionar seu produto ou serviço corretamente, o planejamento deve ser sustentado por estratégias de marketing.

O ideal é que essas estratégias sejam desenhadas seguindo alguns conceitos básicos, que contemplem o essencial ao consumidor.

Entregar o produto ideal para o público certo, com um preço justo e lucrativo, promovendo através dos canais certos para ser capaz de dialogar com cada tipo de público, de forma a distribuir seu produto nos locais onde seus clientes e concorrentes estão inseridos.

Os 8 Ps do Marketing Digital

Com a revolução digital, a mudança de pensamento do consumidor forçou o mercado a se readequar, de todas as formas.

Os 4 Ps tradicionais do mix de marketing já está defasado.

Para garantir um planejamento sólido, completo e integrado, foi preciso evoluir todo o conceito de marketing.

Foi assim que os 4 Ps evoluíram e entraram no plano de marketing digital com o dobro de definições: nasceram os 8 Ps do Marketing Digital.

Desenvolvido por um brasileiro e já bastante divulgado no mundo todo, os 8Ps do Marketing tem o foco no cliente. Desde a captação, passando pelo relacionamento até o seu retorno.

Ampliando o conceito do mix de marketing, os 8Ps correspondem à Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Vamos falar mais sobre os 8Ps do marketing digital em outro post (fiquem ligados).

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Mas qual é a melhor estratégia de marketing digital ?

Vamos resumir um passo a passo de 7 grandes categorias do marketing digital:

1 - Otimização dos mecanismos de busca (SEO)

SEO é o processo de otimização do seu site e conteúdo para que os motores de busca tenham preferência por suas páginas, colocando-os no topo dos resultados para as buscas de uma certa palavra-chave.

Ou seja: o processo de SEO envolve três agentes: você, fazendo SEO no seu site e seus conteúdos; os motores de busca, sendo o Google 94% das vezes; e o usuário, pesquisando.

2 - Marketing dos mecanismos de busca (SEM)

O SEM – Marketing dos Mecanismos de Busca, é hoje utilizado para descrever as estratégias pagas. Mas ainda é conhecido por englobar ambas as atividades.

Seria muito simples alguém com muito dinheiro, simplesmente comprar espaços nesses mecanismos para destacar seu produto ou serviço, mesmo que este não tivesse qualidade ou não fosse relevante.

Por isso, diversos requisitos de SEO e SEM foram definidos, para que, independentemente da compra de mídia, resultados de qualidade e relevância, pudessem ser entregues ao usuário.

Então, a melhor dica que posso dar para fazer SEM de qualidade, assim como no SEO, é: produza um conteúdo de qualidade, verdadeiro e relevante.

3 - Marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca.

Com o Marketing de Conteúdo, a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto.

A ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas não só respeitem a sua marca e a tenham como referência, mas também se tornem clientes de sua empresa.

Tendo como objetivo, aumentar a visibilidade na internet, ganhar a confiança do seu público, adquirir propagadores da sua marca. Com isso obter uma forte presença online.

4 - Marketing de mídia social

As redes sociais, uma das maneiras mais promissoras de promover seu conteúdo.

A verdade é que como todas as ferramentas de marketing digital, as redes sociais apoiam todos os esforços e estratégias do marketing de conteúdo.

Afinal, de nada adianta um ótimo conteúdo, produzido para aumentar suas vendas e o tráfego em seu site, se as pessoas que se interessam por esse conteúdo e produto não verem tudo o que você produziu.

Marketing no Facebook

Simplesmente a maior rede social do mundo. Essa plataforma tem um alcance gigantesco e sem dúvida não pode ficar de fora da sua estratégia de marketing.

Marketing no Instagram

Embora a plataforma perca para o Facebook em número de usuários, o engajamento no Instagram é 15 vezes maior.

Marketing no Youtube

As pessoas adoram assistir a um vídeo, e é para o YouTube que elas vão quando querem fazer isso.

Em uma plataforma com mais de 1 bilhão de usuários conectados, sua empresa só tem a ganhar.

Afinal, no YouTube, as pessoas assistem mais de um bilhão de horas de vídeo e geram bilhões de visualizações todos os dias.

5 - Anúncio pague-por-clique (PPC)

PPC vem de pay-per-click (pague-por-clique), uma forma de marketing na internet onde você paga cada vez que seu anúncio é clicado.

Com a publicidade paga, você tem a oportunidade de alcançar parte do seu público-alvo que estava até então inalcançável.

Usar o PPC para direcionar negócio para o seu site é uma ótima maneira de diversificar seu tráfego e obter retorno em curto prazo.

Os anúncios patrocinados podem variar entre as redes sociais e os tipos de anúncios no Google. É definido na estratégia de cada negócio.

6 - Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é o processo de ganhar uma comissão promovendo produtos de outras pessoas (ou empresas).

Você pode achar um produto que você goste, promovê-lo para as pessoas, e ganhar uma parte da renda a cada venda que você fizer.

7 - E-mail marketing

O e-mail ainda é a tática mais eficaz para os profissionais de marketing.

Mas, assim como todas as ferramentas de marketing digital, é necessário trabalhar o e-mail marketing juntamente com outros canais, para gerar leads e, consequentemente, vendas.

O e-mail ainda mantém seu apelo pois consegue conversar de modo mais privado, se comparado com todo o barulho e distração das redes sociais.

Conclusão

Os serviços de Marketing Digital exigem profissionais qualificados, ferramentas específicas e tempo de planejamento.

Marketing Digital é um meio de se comunicar com possíveis clientes de forma online e dinâmica, seguindo as tendências tecnológicas.

Uma boa estratégia certamente lhe trará resultados. Sendo assim invista em um profissional que saiba aplicar ela nas diferentes plataformas e que faça o acompanhamento com frequência.

Quer saber quanto custa o serviço de marketing digital para a sua empresa ou para seu serviço?

Chama no Whats, vamos conversar!

Base de referências: Neil Patel e Resultados Digitais

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